top of page

Projetos

Em andamento

2023 — Atual

Desvendando a Amazônia: estudo de público para inovação, criação de espaços culturais e museais e inclusão

Chamada Museus 2022 (projeto 407503/2022-6). A proposta tem o objetivo de avaliar públicos correlatos em instituições da Amazônia, difundindo pesquisas em conjunto ou pesquisas de instituições parceiras, considerando espaços a solidificar (Caxiuanã Estação Científica Ferreira Penna - centro de visitante em UC), Espaços novos (prédio e espaços do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos) e espaços tradicionais museais e culturais (Museu Paraense Emílio Goeldi), nas questões relativas às informações científicas sobre a Amazônia, possibilidades museográficas, possibilidade de ações, diversificação do público, socialização da ciência e inclusão e acessibilidade para a diversidade do público que frequenta/frequentará estes espaços, tais como comunidades dos entornos, escolas e grupos turísticos, frequentadores em geral e outros públicos.

2023 — Atual

Dissonant heritage, decolonial tourism and autonomies: tourism as a potential for transformations in the cultural heritage of Brazil, Portugal, and Angola

The field of tourism today has shown significant advances with regard tothe diversification of practices, participation of populations and communities in destinationsand redistributive potential and the reduction of inequalities. However, heritage related todominant groups and, in the case of developing countries, elements from Europeancolonization are still used in the composition of itineraries and in the definition of touristattractions. The research aims to identify and analyze the heritage elements made available totourism, to perceive dissonant heritages of selected groups in the cities of Belém (Brazil)Aveiro (Portugal) and Lubango (Angola) and to produce new itineraries and circuits from thismaterial, building the decolonial tourism concept. The research will be carried out with agentsfrom the relational field of tourism in the three locations of the countries involved, based onparticipatory methodology and workshops on memory and dissonant heritage and decolonialtourism, with the elaboration of itineraries and circuits, cartography, with information forlocative media and participatory seminars. The UFPA, UA, ISCED and ISPI exchange willpromote the training of researchers and students on the subject and various scientificdocuments, articles and reports and will contribute to significant advances in the scientificfield of tourism, cultural studies, heritage and related areas, and for the development ofcommunities.

2023 — Atual

Turismo, diversidades e qualificação turística em comunidades brasileiras

A pesquisa versa sobre a relação entre as Diversidades Socioculturais e as práticas turísticas em duas comunidades, no Norte e Nordeste brasileiros. Essa relação será buscada para caracterizar o turismo como expoente de alternativas ecossocioeconômicas e bioeconômicas sustentáveis para contribuir com populações vulneráveis do país. A partir da identificação das características dessas práticas, serão inventariados elementos para constituir propostas alternativas de qualificação no turismo, com a aplicação de um curso piloto. Como metodologia, serão realizadas pesquisas de campo para caracterização das práticas, pesquisa participante com a realização de oficinas participativas e elaboração de websérie com os principais aspectos relacionados. Com o termino da pesquisa será possível contribuir para novos debates no campo do estudo do turismo e construir proposta de qualificação em turismo para comunidades, com possibilidades de adaptação para políticas públicas específicas.

2021 — Atual

Turismo, qualificação e novas práticas na Amazônia: a experiência do turismo de base comunitária

O turismo na Região Amazônica, apesar de apresentar relativa consolidação nas práticas realizadas durante o final do século XX e início do século XXI, continua apresentando problemas que são identificados nos discursos recorrentes do trade turístico como problemas na formação de mão-de-obra, entre outros. Ao mesmo tempo, a região é laboratório de práticas de viagem que apresentam características muito próprias, baseadas principalmente no associativismo e na criação de redes colaborativas, cujo exemplo mais marcante é o Turismo de Base Comunitária. A partir de pesquisas anteriores, foi possível perceber que as tentativas tradicionais de qualificação e formação das pessoas que trabalham no TBC carecem de adaptações aos formatos diferencias dessas práticas. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo inventariar essas práticas, as formas de qualificação e formação existentes para esses agentes específicos e de que forma eles atuam para diversificar as possibilidades de desenvolvimento de seus próprios projetos.

2016 — Atual

Projeto de Viabilidade Turística no Centro Histórico de Belém: intervenções turísticas culturais por meio do Projeto Circular nos Bairros da Campina e Cidade Velha em Belém/PA

O referido projeto acerca da intervenção turística nos bairros da Cidade Velha e Campina em Belém vem atender uma demanda de dinamização do aproveitamento cultural e turístico desses espaços, a partir do Projeto Circular.

2015 — Atual

LABEX Arts-HDH

L'objectif est d'expérimenter et d'analyser en milieu muséal les modes de réception des collections permanentes lorsque le public est impliqué activement dans une performance théâtrale produite in situ, devant les œuvres et par des artistes du spectacle vivant. Les œuvres plastiques choisies seront inséparables, dans leur culture d'origine, d'autres pratiques artistiques, toujours vivantes. Le projet consiste à donner une fonction majeure au geste théâtralisé pour traduire/transposer/transmettre le(s) sens de l'œuvre plastique en lien avec certaines langues (en particulier vernaculaires et langues des signes). Il s'agit de comprendre en quoi le spectacle vivant, en tant qu'art total, devient une nouvelle médiation transculturelle dans l'espace muséal. Il valorise le lien entre les collections permanentes et les patrimoines des cultures vernaculaires et minoritaires concernées, et permet de construire un regard critique interdisciplinaire sur les nouveaux savoirs produits.

2005 — Atual

A Memória na Fala dos Mestres de Cultura de Icoaraci/PA

O projeto está sendo desenvolvido desde 2005, pois trata-se de um projeto de investigação e de extensão, com o objetivo de identificar as manifestações da cultura popular existentes no Distrito de Icoaraci (Belém/PA) e dos saberes sobre elas, a partir de pesquisa junto aos chamados ?Mestre de Cultura?, considerando que todo o processo de criação, preservação e continuidade, destas manifestações populares tem sempre à frente produtores que muitas vezes permanecem no anonimato. A pesquisa se propõe estudar os procedimentos da pesquisa e inventário de bens de natureza imaterial (patrimônio imaterial) e metodologia de pesquisa e planeamento para educação patrimônial valorativa. As atividades de extensão dizem respeito ao acompanhamento dos Mestres, e da troca de conhecimentos, por meio de oficinas, ateliês, e cursos de extensão, ministrados pelos próprios Mestres ou por acadêmicos, na produção da valorização dessas artes. Além disso, foram e estão sendo feitos registros através de um vídeo-documentário e um livro.

Finalizados

2020 — 2022

A pesquisa tem por objetivo a elaboração do mapa da cadeia produtiva do artesanato brasileiro para fomentar ações de qualificação, organização e desenvolvimento setorial. O Artesanato faz parte da cadeia produtiva da economia criativa e atualmente possui possibilidades de dinamizar setores produtivos e criativos, mas com dificuldades de comercialização e difusão. Nesse sentido o presente projeto investigará a distribuição espacial brasileira do artesanato e indicara as possibilidades de desenvolvimento do mesmo, além de identificar os modelos de gestão dos processos de produção e distribuição. O artesanato brasileiro é entendido aqui como o artesanato de referências culturais realizados por grupos de artesão com reconhecida importância. O projeto é desenvolvido pelo Naea-UFPA, UFF e UFRN.

2020 — 2022

Pesquisa Aplicada Concepção de Referenciais Metodológicos para Planos Territoriais, Programas e Projetos de Qualificação em Turismo

A pesquisa tem como objetivo a proposição de referenciais metodológicos para a implantação do Plano Nacional de Qualificação em Turismo (MTur, 2018) na base territorial - local e regional -, capacitando técnicos e gestores do processo de planejamento territorial garantindo os princípios, premissas e proposições expressos na Politica nacional de Qualificação em Turismo (PNQT) sejam concretizados..A PNQT propõe a construção de Planos Territoriais, os quais são compostos de Programas e Projetos e Ações de Qualificação, que sejam capazes de articular a Politica de Educação Profissional a partir das relações sociais de produção, da memória do território e das possibilidades de governança locais que identificam cada região. As metodologias construídas de forma participativa tem como objetivo processual a elevação da escolaridade dos trabalhadores,a inclusão social, a redução da pobreza,combate a discriminação e diminuição da vulnerabilidade das populações envolvidas, o aumento da probabilidade de permanencia no mercado de trabalho a elevação da produtividade, melhoria dos serviços prestados e aumento da competitividade do turismo nacional.

2018 — 2021

Turismo e políticas públicas: campo, agentes do turismo e novas práticas na Amazônia

Edital Universal 2018 (421199/2018-0). A Região Amazônica aparece como território paradigmático no campo do desenvolvimento do turismo. A Região torna-se um dos principais locus para o entendimento do turismo no Brasil, contribuindo com uma parcela da compreensão do fenômeno, pois apresenta-se o tempo todo como potencialidade para vários experimentos, desde o ecoturismo mais tradicional até mesmo parcelas consideráveis de experiências de turismo de base comunitária. Essa situação leva em consideração a região ser possuidora de recursos com possibilidade de conversão em atrações importantes, bem como possuir atrações já consolidadas que carecem de políticas públicas para deslanchar. Assim, no encontro com outras análises do turismo no país (nordeste, Rio de Janeiro, São Paulo), a análise da Amazônia indica uma espécie de panorama das formas como o turismo ocorre no Brasil, e como poderá vir a ser, apesar de não ter desenvolvido na sua totalidade os aspectos tradicionais do fenômeno, um bolsão de experiências e alternativas, tanto para esquemas tradicionais, quando o turismo é visto como atividade econômica, quanto para práticas sociais que aliam o turismo à viagem e ao lazer. Por esse contexto, a pesquisa proposta tem como objetivo identificar as chamadas novas formas de viagem turística a partir do estudos das práticas do turismo realizadas na Amazônia, identificando o campo, os principais agentes do turismo e as formas de organização e coordenação dessas práticas, implicando ou não em trocas monetárias e contribuindo para a formulação de políticas públicas específicas.

2016 — 2021

Ecossocioeconomia Urbana: arranjos socioprodutivos e autogestão comunitárias visando o desenvolvimento territorial sustentável

Considerando as imensas disparidades socioeconômicas observáveis em todas as regiões do planeta, é possível olhar o cotidiano das sociedades planetárias, observa-se iniciativas independentes e bem sucedidas que apontam caminhos alternativos para o desenvolvimento das sociedades. Para tratar do aprofundamento dos aprendizados trazidos por essas iniciativas e sua aplicabilidade, a pesquisa enfoca a ?ecossocioeconomia?, sendo uma teoria pensada a partir das experimentações e da complexidade do cotidiano. Diante deste contexto, a intenção é buscar respostas à seguinte problemática: como promover economias comunitárias, a partir de arranjos socioprodutivos de base territorial, inseridas na economia de mercado, e ainda conservar suas dinâmicas próprias num contexto de desenvolvimento territorial sustentável? Para tratar a questão, este projeto propõe duplo objetivo: complexificar o conceito de ecossocioeconomia, e refinar a proposição conceitual-metodológica de arranjos socioprodutivos de base territorial sustentável. Pela complexidade, desdobra em objetivos de pesquisa específicos: (1) descrever e analisar experiências de ecossocioeconomia urbana significativas; (2) analisar comparativamente experiências de ecossocioeconomia urbana significativas a partir de uma estrutura de arranjo socioprodutivo de base territorial. Com enfoque interdisciplinar e operacionalização interinstitucional, para a realização da pesquisa foi estabelecida a parceria entre três Instituições de Ensino Superior, sendo: PUCPR, UFPA(NAEA) E UNEB, estabelecidas em diferentes regiões geográficas do Brasil e todas com ampla experiência de atuação e pesquisa em desenvolvimento sócio económico, enfoque deste edital. A metodologia proposta adota a interdisciplinaridade e abrange pesquisa bibliográfica, descrição e análise de experiências em ecossocioeconomia através de pesquisa formativa, utilizando um formulário qualitativo de coleta de dados e estudo comparativo. Pode-se afirmar que aprofundar o conhecimento sobre arranjos socioprodutivos, que sugerem autogestão comunitária, é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico. Da mesma forma, ao identificar lacunas nessas experiências ou potencialidades não exploradas, este estudo oferece condições de contribuir para a superação, fortalecimento ou abertura de novas possibilidades, através do compartilhamento de aprendizados obtidos em iniciativas semelhantes. O estudo sistemático dessas ações locais oferece a possibilidade de identificação de práticas adequadas ao território em questão que podem vir a ser de grande valia para a gestão urbana (e rural) e para a criação de políticas públicas. Projeto financiado pelo EDITAL 042/2014 DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NO BRASIL (PGPSE) - CAPES.

2015 — 2020

Sociabilidades, espaços públicos e performances

O projeto de pesquisa aborda as relações sociais que produzem os espaços públicos e as arenas públicas, e investiga as ações performativas que se relacionam com possibilidades de autonomia e auto-organização das populações para lidar com mudanças, conflitos e negociações. Investiga as relações sociais com as políticas públicas das áreas e suas arenas de negociação e disputa, e as possibilidades metodológicas das abordagens interdisciplinares das mudanças socioculturais.

2015 — 2019

Concepção da Política Nacional de Qualificação em Turismo, a partir das Diretrizes de qualificação e da Pesquisa avaliativa dos arranjos territoriais possibilitadores da qualificação do turismo

A pesquisa foca a análise da relação dos processos de qualificação no aumento da competitividade (hospitalidade) nos destinos turísticos brasileiros. A concepção de avaliação de processos adotada no estudo proposto contempla o conhecimento específico de uma situação concreta - qualificação em turismo e hospitalidade no território nacional nas 5 (cinco) regiões federativas do país, tendo como recorte os municípios classificados nos cluster A, B e C, da metodologia da categorização, contemplados pelo PRONATEC/Turismo e/ou implementaram projetos de qualificação financiados pelo Ministério do Turismo (MTur), no período de 2004 a 2014, com o foco na organização setorial e fortalecimento da governança territorial por meio dos programas do Ministério do Turismo. O tema qualificação na contemporaneidade insere-se como investigação social que implica em duas classes de problemas bastantes diferentes: o estudo das leis gerais da vida social/grupal e o diagnóstico de situações específicas, o que significa dizer, obter a informação mediante um adequado conhecimento do mesmo, onde insere-se o estudo proposto. Sendo assim, almeja-se construir caminhos autodiagnósticos, valorizando mais a precisão necessária das informações e análises dialógicas e coletivas entre técnicos e partes interessadas, ao invés de resultados, apenas quantitativos estatísticos, muitas vezes frágeis, por serem distantes em aplicabilidade real, os quais acarretam custos elevados e tempos dilatados, razão pela escolha de uma pesquisa aplicada. Concepção da Política Nacional de Qualificação em Turismo, a partir das Diretrizes de qualificação e da Pesquisa avaliativa dos arranjos territoriais possibilitadores da qualificação do turismo nacional, nas 5 (cinco) regiões federativas do país, tendo como recorte os municípios classificados nos clusters A, B e C, da metodologia da categorização , contemplados pelo PRONATEC/Turismo e/ou que implementaram projetos de qualificação financiados pelo Ministério do Turismo (MTur), no período de 2004 a 2014 para a construção da Política Nacional de Qualificação em Turismo.

2015 — 2019

Concepção da Política Nacional de Qualificação em Turismo, a partir das Diretrizes de qualificação e da Pesquisa avaliativa dos arranjos territoriais possibilitadores da qualificação do turismo

A pesquisa foca a análise da relação dos processos de qualificação no aumento da competitividade (hospitalidade) nos destinos turísticos brasileiros. A concepção de avaliação de processos adotada no estudo proposto contempla o conhecimento específico de uma situação concreta - qualificação em turismo e hospitalidade no território nacional nas 5 (cinco) regiões federativas do país, tendo como recorte os municípios classificados nos cluster A, B e C, da metodologia da categorização, contemplados pelo PRONATEC/Turismo e/ou implementaram projetos de qualificação financiados pelo Ministério do Turismo (MTur), no período de 2004 a 2014, com o foco na organização setorial e fortalecimento da governança territorial por meio dos programas do Ministério do Turismo. O tema qualificação na contemporaneidade insere-se como investigação social que implica em duas classes de problemas bastantes diferentes: o estudo das leis gerais da vida social/grupal e o diagnóstico de situações específicas, o que significa dizer, obter a informação mediante um adequado conhecimento do mesmo, onde insere-se o estudo proposto. Sendo assim, almeja-se construir caminhos autodiagnósticos, valorizando mais a precisão necessária das informações e análises dialógicas e coletivas entre técnicos e partes interessadas, ao invés de resultados, apenas quantitativos estatísticos, muitas vezes frágeis, por serem distantes em aplicabilidade real, os quais acarretam custos elevados e tempos dilatados, razão pela escolha de uma pesquisa aplicada. Concepção da Política Nacional de Qualificação em Turismo, a partir das Diretrizes de qualificação e da Pesquisa avaliativa dos arranjos territoriais possibilitadores da qualificação do turismo nacional, nas 5 (cinco) regiões federativas do país, tendo como recorte os municípios classificados nos clusters A, B e C, da metodologia da categorização , contemplados pelo PRONATEC/Turismo e/ou que implementaram projetos de qualificação financiados pelo Ministério do Turismo (MTur), no período de 2004 a 2014 para a construção da Política Nacional de Qualificação em Turismo.

2014 — 2019

Planejamento e gestão do turismo: o papel das arenas públicas no processo de desenvolvimento no Seridó potiguar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega em 22/09/2014. Recentemente, as instâncias de governança estimuladas pelo poder público estão cada vez mais presentes no processo de planejamento e gestão de diferentes setores, inclusive na atividade turística. Algumas delas são demasiadamente desestimuladas ao exercício da participação no processo de planejamento e gestão devido à sobreposição de ações desencadeadas pelo resultado de inúmeras tentativas fracassadas de políticas voltadas ao turismo no território brasileiro. Diante disso, o objetivo deste projeto de pesquisa é aplicar uma "Matriz Analítica de Governança das Instâncias Turísticas" para avaliar instâncias de governança local/regional que possa contribuir para a avaliação das políticas de turismo conduzidas pelas instâncias criadas para este fim.

2014 — 2018

Turismo cultural e patrimonialização: campo de relações, referências culturais e gestão para a visitação

Edital Ciências Humanas_2014 (470993/2014-6). As relações entre cultura, patrimônio histórico-cultural, e turismo são frequentemente percebidas a partir das práticas e dos estudos ligados ao turismo cultural, e dos estudos sobre os impactos da atividade turística na cultura e cotidiano dos grupos receptores. A possibilidade de entender as relações entre cultura e turismo, via turismo cultural, aparece hoje como necessária para o entendimento de uma relação que se dá entre duas abordagens de estudos e pesquisas: os estudos sobre as relações entre cultura e mercado, e as investigações sobre a definição, atualização e uso do patrimônio cultural de um determinado grupo. A perspectiva da pesquisa apresentada aqui faz parte da tentativa de investigar esses dois aspectos da cultura e do patrimônio, haja vista as necessidades de entendimento desse campo frente ao que é possível chamar de economia da cultura, além do enfretamento dos problemas de representação e reconhecimento simbólicos mediados, potencializados ou incrementados pelo turismo nas cidades brasileiras. Dessa forma a cultura e o patrimônio cultural usados pelo turismo, participam de um intricado processo de produção e recriação de sentidos, quer seja para o grupo que a produz, quer seja para os visitantes provindos de outras culturas. A partir daí podemos nos perguntar: até que ponto, ou de quais maneiras, o processo representado pela relação patrimônio X turismo cultural, atua nos campos sociais para definir e classificar os símbolos patrimoniais da cultura? A pesquisa ora pretendida tem o objetivo de identificar e analisar os processos de patrimonialização da cultura na cidade de Belém do Pará, compreendendo o campo de formação, definição e representação do patrimônio, as referências que o define e a relação com o mercado, a partir da incorporação desse patrimônio a roteiros e produtos do turismo cultural. O projeto é realizado em parceria com o Programa Doutoral em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro e do Minho, em Portugal.

2013 — 2017

Políticas públicas do turismo na Amazônia: governança e governabilidade em cidades médias turísticas

Edital Universal (479460/2013-2) O desenvolvimento desta pesquisa propõe entender a dinâmica das relações das instâncias de governança na Região Amazônica, em especial, para a compreensão do processo de planejamento e gestão do setor turístico, do qual os agentes sociais são protagonistas das ações desenvolvidas tanto pelo Estado, por Organizações Não-Governamentais, quanto pela iniciativa privada. A pesquisa é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e financiada pelo CNPQ, UFPA, e UFRN.

2010 — 2015

Performances Urbaines: Aménagement, accessibilité et touristification des espaces publiques et de la culture dans les villes

L'objectif de la présente recherche est d'analyser les formes d'espace urbain par rapport aux espaces publiques, au concept de publique et aux expériences du quotidien qui créent ces espaces comme espaces de représentation, dans lesquels les manifestations et les expressions culturelles et artistiques se déroulent. Dans ce but, on observera les transformations ? ou l'absence de transformation ? dans ces espaces, la redécouverte de beaucoup d'entre eux qui ne faisait plus partie du circuit d'échanges de capital, et leur incorporation à partir de leur touristification et de la mercantilisation de la culture. À la fin de la recherche, le concept de performance urbaine sera élaborer et ses rapports immédiats avec le tourisme seront identifiés. Au cours du projet, une mission scientifique sur les sites archéologiques du centre de la France a été réalisée.

2009 — 2011

Projeto básico e especificações técnicas para elaboração de projetos de socialização de sítios arqueológicos na Amazônia: musealização, educação e turismo

O objetivo é elaborar projeto de musealização de três sítios arqueológicos nos Estados do Pará e Amapá, com instalação de infra-estrutura para recepção de visitantes, gestão da visitação em relação aos fluxos turísticos e atividades de educação patrimonial.

2009 — 2010

Vidas Paralelas

O principal objetivo do projeto é construir um processo reflexivo e de diálogo entre trabalhadores de diferentes categorias por intermédio da formação de uma rede social voltada para o tema da saúde e da cultura no ambiente de trabalho. Nesse sentido, os programas + Cultura e Mais Saúde, dos ministérios da Cultura e da Saúde, respectivamente, preconizam ações integradas com o intuito de ampliar e qualificar os processos de promoção da saúde por meio de atividade culturais.

2008 — 2015

Cidades na Amazônia: espaço público e turistificação

Universal2008FaixaA-Edital MCT/CNPq 14/2008 - Universal(475231/2008-2) O planejamento dos espaços públicos urbanos, e mais precisamente, dos espaços públicos destinados à cultura e lazer, é tema de muitos estudos. A arquitetura, a geografia, a sociologia, a antropologia e os estudos sobre lazer e turismo são recorrentes ao estudo da cidade sob vários prismas. Esses estudos variam desde suas conformações de poder, através das estratégias de domínio que os espaços da cidade proporcionaram ao controle, até as formas de como a cidade pode exatamente ser caracterizada como construção - do físico ao simbólico - proporcionadora de fluência para a vida em comum, e com exercício da democracia, tão objetivada na nossa sociedade. Pensar em espaços democráticos nas cidades é pensar igualmente em espaços de exclusão. Os guetos geralmente são formados a partir dessas ramificações de poder, que perpassam pela formação de classes desiguais, com diferentes possibilidades de acesso aos bens para sobrevida e tão pouco acesso ao básico da vida moderna: educação, saúde e lazer. Em algumas características das cidades na pós-modernidade é possível entender que o espaço público é percebido como funcional, e mais ainda, com dupla função: ao mesmo tempo em que proporciona lazer aos moradores, processos de sociabilidade, garantindo o bom funcionamento da engrenagem urbana, calcada na dicotomia trabalho/lazer; também é visto como lugar de referência da cultura, divertimento e entretenimento, como uma amostra dos produtos simbólicos que uma sociedade/cidade tem, e é para lá que se dirigem os visitantes da cidade que querem ver aquelas vidas resumidas em obras, arte, exposições, totens, e o que mais pode ser classificado como identitário, na verdade, típico do lugar. Essa dupla função é incorporada pelo planejamento urbano e, conseqüentemente, pelas políticas públicas da administração municipal que, em setores ligados ao meio-ambiente, cultura, esporte e turismo, garantem a criação, refuncionalização e produção desses espaços, em vários locais e das mais variadas.

2008 — 2013

Cadeia Produtiva do Turismo no Pará (Novo Modelo de Desenvolvimento)

Ed 062008JovPesq F-B-Edital n 06/2008 (Processo 565083/2008-2) O Estado do Pará apresenta potencial e vocação para o desenvolvimento da atividade turística, mas não consegue atingir nem 10 desse potencial. A atividade turística comercializa mercadorias nas quais a floresta, com baixo grau de intervenção, é a principal matéria-prima. O desenvolvimento do turismo no Pará não se relaciona com e seu potencial de diminuir a pressão sobre a floresta, ordenar a posse da terra, aumentar o capital social das comunidades, produzir cidadania, e qualificar profissionalmente os moradores dessas comunidades. O turismo desenvolvido com sustentabilidade, de base local e comunitária por si só já representa atração para turistas. A floresta e outros biotópos, e as maneiras de manejá-los com sustentabilidade, se transformam em recursos com alto grau de produtividade para o turismo. A atividade turística associada a outras atividades e outros programas de desenvolvimento pode criar uma rede de produção, em arranjos produtivos exemplos de boas práticas.

2007 — 2010

Pacoval do Curuá: Arqueologia, educação e turismo no interior da Amazônia

Pesquisa que visa realizar a documentação arqueológica na área do 1° Distrito do Pacoval com vistas a obter dados contextualizados sobre a ocupação pré-colonial dessa região. Aliado ao trabalho pesquisa arqueológica serão realizadas ações voltadas para educação patrimonial e para o turismo com vistas a conjugar a proteção do patrimônio arqueológico com o desenvolvimento sustentável das comunidades da região.

2007 — 2010

Pacoval do Curuá: Arqueologia, educação e turismo no interior da Amazônia

Pesquisa que visa realizar a documentação arqueológica na área do 1° Distrito do Pacoval com vistas a obter dados contextualizados sobre a ocupação pré-colonial dessa região. Aliado ao trabalho pesquisa arqueológica serão realizadas ações voltadas para educação patrimonial e para o turismo com vistas a conjugar a proteção do patrimônio arqueológico com o desenvolvimento sustentável das comunidades da região.

2006 — 2008

Turismo em Unidades de Conservação: Arqueologia e Turismo no Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas - Pará

Ed 612005 Hum/Soc/Ap-Edital MCT/CNPq 61/2005(Processo 400717/2006-9). Projeto que visa estabelecer metodologia de pesquisa/planejamento para uso público de Unidades de Conservação ou áreas naturais que contenham sítios arqueológicos. A pesquisa in loco foi realizada no Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, no Estado do Pará. A pesquisa utilizou tecnicas de coleta representadas por identificação de sítios arqueológicos, caracterização dos sítios arqueológicos, caracterização de potencialidades do parque (incluindo outros segmentos do turismo), estudos de capacidade de carga de um sítio arqueológico (Ilha dos Marírios) e estudo da representação do patrimonio arqueológico existente para a comunidade próxima (Santa Cruz dos Martírios).

2006 — 2008

Elaboração de Planos Diretores para a Região do Baixo Tocantins

Elaboração de Planos Diretores para a Região do Baixo Tocantins.

2004 — 2005

Programa de Arqueologia Preventiva na área da Mineração Serra do Sossego, Canaã dos Carajás (PA) - Sub Projeto Educação Patrimonial na Área do Projeto Serra do Sossego - Canaã dos Carajás (PA)

Projeto de salvamento arqueológico realizado no município de Canaã dos Carajás (sudeste do Pará), com programa de educação patrimonial nas comunidades proximas ao sítio e elaboraçao de proposta de musealizaçao do sítio arqueológico pesquisado.

1999 — 2002

Parque da Serra das Andorinhas: estudos de conhecimento e preservação. Sub Projeto: Zoneamento Turístico do Parque da Serra dos Martírios/Andorinhas-PA

Pesquisa realizada dentro do Projeto "Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas: estudos integrados para conhecimento e preservação", do Centro de Geociências da UFPA. A pesquisa teve como objetivo levantar os principais recursos turísticos do Parque Andorinhas e formatar um pré-zoneamento da área para o uso turístico. A pesquisa utilizou técnicas de pesquisa ligadas a identificação de recursos turísticos, caracterização de atrativos turísticos, identificação de pontos de visitação e proposição de pré-zoneamento turístico, a partir da relaçao desses dados com dados de outros sub-projetos de pesquisa, ligados a zoologia, vegetação, hidrografia, solo, geologia, geomorfologia e clima.

1997 — 2000

Turismo e Cultura: estudo das modificações culturais em Soure (Marajó-PA) em decorrência da exploração do ecoturismo

Estudo das mudanças culturais no município de Soure, Ilha de Marajó-PA, representadas pelas festas tradicionais e manifestações culturais e sua relaçao com a atividade turística ali desenvolvida. A pesquisa demonstrou elevado grau de dependência de alguns aspectos culturais mais tradicionais com a exploraçao do turismo, com modificações de várias categorias e adeuações da própria visão de mundo dos nativos.

1996 — 1997

Visitantes do Bosque Rodrigues Alves (Belém/PA): Lazer e Turismo

O projeto investigou a formação do Público de uma área verde na cidade de Belém/PA, caracterizando seu perfil, preferências e demandas, a partir do estudo relacional entre atividades de lazer e de turismo em Belém, e o estudo de parques públicos e sua utilização, acesso e aproximação do público com o meio ambiente.

bottom of page