top of page

Apresentação

Laboratório de Pesquisa Turismo, Cultura e Meio Ambiente

Atuante desde 2005, o grupo Laboratório de Pesquisa Turismo, Cultura e Meio Ambiente, liderado pelo Professor Silvio José de Lima Figueiredo, é formado por professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação oriundos da UFPA e de instituições parceiras. O LABCULTUR tem como objetivo estudar práticas socioculturais da atualidade, práticas turísticas e interfaces com o meio ambiente. Os estudos iniciaram ainda em 1997 com a pesquisa derivada da dissertação de mestrado “Turismo e cultura: um estudo das mudanças culturais nem Soure/PA em decorrência do turismo”. Depois, seguiu-se o projeto de pesquisa "Zoneamento Turístico do Parque da Serra dos Martírios/Andorinhas", a partir de projeto de pesquisa em parceria com o Instituto de Geologia da UFPA.

São de realização do grupo as projetos “A Memória na Fala dos Mestres de Cultura de Icoaraci/PA”, projeto de pesquisa/extensão realizado em parceria com o MOVA-CI, patrocinado pela Petrobrás e IPHAN, ainda em atuação, ganhador do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade - 1º lugar na categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN (DF), em 2007; “Ecossocioeconomia Urbana: arranjos socioprodutivos e autogestão comunitários visando o desenvolvimento territorial sustentável”, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia, UNEB e coordenado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; “Campo social, agentes do turismo e novas práticas na Amazônia”, projeto coordenado pelo grupo e apoiado pelo CNPq; “LABEX Arts-HDH”, projeto coordenado pela Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis e que trata dos estudos e proposta de mediação intercultural e transcultural em museus e sítios patrimonializados; “Cartografia do Artesanato Brasileiro - Gestão Pública e Organizações Criativas”, projeto realizado pelo Ministério da Cultura e cartografou os espaços e produtores de artesanato identitário no país com a participação da UFRN, UFF, UFPR e UFBA, e coordenado em nível nacional pelo grupo; “Pesquisa Aplicada Concepção de Referenciais Metodológicos para Planos Territoriais, Programas e Projetos de Qualificação em Turismo”, projeto coordenado pelo Centro de Turismo da UNB, entre outros projetos. Todos os projetos foram financiados por agências de fomento brasileiras, como CNPQ e CAPES, Ministérios da Cultura e do Turismo, e instituições internacionais.
Dentro do laboratório, os estudos da relação entre cultura e ambiente e o turismo estão sendo continuados, a partir dos estudos de "impactos"; na cultura e ambiente que a atividade turística pode proporcionar. Estudo das mudanças culturais nas festas, rituais e práticas socioculturais diversas e estudo das mudanças paisagísticas do meio ambiente. O grupo produziu durante o XII encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR (Belém/PA - 2007) o seminário "Turismo, Lazer e Planejamento Urbano e Regional", criando uma linha de pesquisa com esse tema e publicação específica. A partir daí tem mantido a discussão durante os encontros bianuais da Anpur. Da mesma forma, inseriu os temas nos encontros da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade – ANPPAS (2012), e em outros fóruns. Atualmente, além dos projetos de pesquisa e extensão vigentes, o grupo realiza os seminários “Turismo e Desenvolvimento Regional”, e participa das redes TPP e RIEC. Criou em 2023 a Rede de Estudos e Pesquisas em Qualificação no Turismo do Estado do Pará – QUALITUR Pará.

bottom of page